/ Pretendentes

Dicas de negociação para inquilinos e compradores

A negociação para inquilinos é a oportunidade de por na ponta do lápis – e mais tarde entre as cláusulas do contrato – alguns pontos considerados pelo locatário como indispensáveis para que essa seja uma boa relação.

Vale ressaltar que a flexibilidade, da parte do locador, é muito importante para que sejam encontrados denominadores comuns que possam nortear as regras do contrato que está sendo firmado enquanto agrada a ambos.

Confira neste artigo como usar a negociação para inquilinos a favor do fechamento do seu contrato de locação e observe algumas dicas sobre como levar essa negociação adiante junto ao proprietário do imóvel.

Por que a negociação para inquilinos é importante?
Você está entrando em um novo imóvel e pretende passar um bom tempo ali, afinal, ninguém gosta de ficar mudando. É justamente pautado nisso que a negociação para inquilinos se faz importante, visto que ela melhora o que o novo morador vai encarar ao longo dos próximos meses.

E, como ambas as partes devem ter suas necessidades atendidas, nada melhor do que negociar antes de assinar! Muita coisa pode ser acertada neste momento e deixar essa oportunidade passar não é uma boa ideia!

5 Dicas de negociação para inquilinos

1. Confira os detalhes do condomínio – Se houver
Para os casos de locação de apartamento é importante conferir o valor a ser pago mensalmente e o que o local tem a oferecer para uma avaliação custo x benefício.

Outro ponto importante é negociar junto ao proprietário quem arcará com as despesas extras que vem no boleto do condomínio e que geralmente estão associadas a projetos de melhoria do mesmo. Pela Lei, a obrigatoriedade deste pagamento não é do inquilino!

2. Faça sua proposta direto ao proprietário
Negociar diretamente com o proprietário é bastante interessante para que vocês possam se conhecer melhor e estabelecer alguns pontos.

Por exemplo, o locador aceita ter uma diminuição no valor do aluguel se você decidir fazer investimentos na estrutura do imóvel ou até mesmo adquirir móveis planejados?

3. Negocie os reparos necessários
Antes de entrar em um imóvel é bom verificar se tudo está em ordem e se nada precisa ser reparado principalmente tratando-se da eletricidade, hidráulica e gás – principalmente em prédios. Tais consertos costumam ser mais caros e depois podem dar muita dor de cabeça!

4. Revise sempre o contrato
Antes de assinar o contrato de aluguel, leia atentamente e minuciosamente cada uma das cláusulas.

Aliás, de preferência, tenha a ajuda de um advogado para evitar erros e falhas que posteriormente sairão caro também.

5. Valorize o fato de você ser um bom pagador
Você é um bom pagador? Paga seus compromissos em dia e sempre honra suas responsabilidades? Que tal valorizar isso para o seu senhorio então? Mais vale um bom inquilino pagando um aluguel um pouco menor do que um mau que paga quando e como quer! Destaque isso e consiga reduções!

Negociação direta com o proprietário: Na plataforma Lokkan você pode!

Para quem está cansado de ser interceptado pela imobiliária entre as tentativas de conversar com o proprietário do imóvel, a boa notícia é que na plataforma Lokkan é completamente possível e viável ter acesso a esse bate papo direto, rápido e simples.

A plataforma de negociação direta é um jeito eficiente das partes decidirem alguns pontos específicos do contrato para que o mesmo seja assinado. Aproveite e descubra mais sobre as vantagens da negociação para inquilinos e alugue já!