Vale a pena alugar ou comprar um imóvel?

0
394
Visualizações

Na hora de escolher um lugar para morar a dúvida sempre aparece: alugar ou comprar um imóvel?

Essa dúvida é absolutamente normal, mas quando ouvimos a opinião de muitas pessoas, levamos em conta a realidade daquela pessoa e não a nossa, isso pode gerar muita confusão, afetando assim a sua escolha.

É claro que opinião de quem já comprou ou alugou um imóvel é importante a partir no momento que eles já tiveram essa experiência.

Porém, é preciso destacar que antes de escolher qual opção vale mais a pena, é preciso pensar qual é a sua realidade e qual contexto que está inserido. Além disso, é importante ver sempre todos os prós e os contras das opções disponíveis.

A seguir, terá tudo o que você precisa para tomar a melhor decisão, sempre pensando qual é a melhor atitude a ser tomada de acordo com a sua realidade no momento.

Alugar ou comprar um imóvel?

Alugar ou comprar um imóvel têm as suas vantagens e as suas desvantagens. Porém, isso não quer dizer que tomar uma decisão será difícil.

Destacaremos cada uma das vantagens e desvantagens do aluguel e da compra de imóveis. Ficando assim, muito mais fácil para tomar a decisão.

Aluguel de imóveis

Destacaremos as seguir as vantagens e as desvantagens de fazer aluguel de imóveis. Dessa forma, será mais fácil enumerar tudo o que precisa para partir para o aluguel sem nenhum arrependimento.

Vantagens de alugar um imóvel

  1. Gastos 

O gasto do aluguel de imóveis atualmente é, na maioria das vezes, muito menor do que  se você decidir fazer um financiamento ou um consórcio qualquer.

Para saber qual a melhor opção real do ponto de vista financeiro é preciso pensar o quanto você tem disponível no momento. Por exemplo, veja qual é a taxa de juros do financiamento, Se deixasse esse dinheiro investido quanto seria a taxa de juros? Coloque na ponta do lápis e faça a diferença.

Pensar no tempo que pretende morar no imóvel é outro fator crucial. Pois, se pretende ficar muito tempo deve pensar se vale a pena contratar uma garantia de locação. Procure, por exemplo, saber mais  sobre o Seguro Fiança Grátis. Quer fazer um cálculo preciso para saber se vale a pena alugar ou comprar ? Use a Calculadora Fipe ZAP.

  1. Escolha Superior

A possibilidade de escolha ao alugar um imóvel é consideravelmente maior do que se for comprar um imóvel próprio, uma vez que se pode partir do pressuposto que o financiamento custa, por exemplo, cerca de 1% ao mês e o aluguel a metade disso com o mesmo valor que você tem disponível.

Ou seja, fica possível morar em uma casa que tem o dobro do valor do que você fosse comprar.

  1. Mobilidade geográfica 

Outro ponto importante é que ao escolher por aluguel de imóveis, a capacidade de mobilidade urbana é muito maior.

Dessa forma, é possível escolher um local que seja mais adequado para você no momento, além de poder vivenciar diferentes estilos de vida em cada bairro da cidade.

Por exemplo, se você deseja morar próximo do seu trabalho, assim vai ficar muito mais fácil. Ou então, próximo de algum parente ou do lugar que tanto gosta, também é possível.

Se o local ficou pequeno para a sua família ou para as suas coisas, é só encontrar um imóvel mais funcional e que o aluguel caiba no seu bolso.

  1. Seguro fiança grátis 

Com o seguro fiança grátis você terá serviços gratuitos ao imóvel, como assistência Bike, chaveiro, reparo de máquina de lavar roupa, reparos elétricos em geral, reparos hidráulicos, reparos de forno de micro-ondas, entre muitos outros serviços.

Além de também ter acesso ao Clube Porto de Vantagens, como vantagens em compras de roupas e acessórios, serviços e produtos pet, ingressos de shows, teatros, etc. Ainda possui descontos para mudança  e até 30 dias grátis para armazenar pertences em box contratado.

Desvantagens de alugar um imóvel

  1. Pagar por algo que não lhe pertence

Um dos maiores problemas de morar de aluguel, é pagar por algo que não pertence a você. Sim, isso pode ser um problema para muitos, mas também pode ser a solução.

O importante é não pensar de uma maneira muito simplista. Pense que morar de aluguel é uma vantagem a partir do momento que você pode abrir mão daquele espaço de uma forma mais fácil se ele não estiver funcionando mais para você.

  2. Instabilidade

Mesmo a mobilidade geográfica sendo uma vantagem, também não pode deixar de pensar que também é uma instabilidade. Pois, quem mora de aluguel não pode ficar no local o tempo que desejar. Há acordos pré-definidos.

Além disso, vencido o prazo do contrato  o proprietário pode fazer a solicitação de sua saída, independente de você ter ou não ter atrasado o aluguel um dia, você terá que devolver o imóvel. Afinal, ele é o dono.

Comprar um imóvel

Comprar um imóvel também tem as suas vantagens e desvantagens. Veja a seguir:

Vantagens de comprar imóveis

  1. Segurança

Ao comprar um imóvel temos a sensação de segurança é muito grande. Isso ocorre porque a sensação é de que o que foi comprado não pode ser pedido de volta.

  1. Valorização

Outro fator positivo é a possibilidade de valorização do patrimônio. Para isso, é importante levar em conta o local do imóvel e as melhorias feitas nele. Ou seja, é muito importante cuidar bem do seu imóvel.

  1. Reformas

Se o imóvel é seu, é possível fazer a reforma que desejar sem precisar pedir autorização. Só depende de você fazer melhorias que deseja, como construção de um novo cômodo, novo projeto de arquitetura, etc.

Desvantagens de comprar imóveis

  1. Imobilidade geográfica

Se no aluguel fica mais fácil de se mudar, com a compra de imóveis isso se torna um pouco mais complicado.

Se encontrar um emprego em outra cidade por exemplo, uma saída é alugar a sua casa e ir em busca do seu emprego.

  1. Desvalorização do patrimônio

Como pode ocorrer a valorização do patrimônio, também pode ocorrer a desvalorização dele. Tudo depende da localização e de como está o mercado.

  1. Pagar mais do que imóvel vale

Comprar um imóvel também é correr riscos. Por isso, pode acontecer de você pagar mais do que ele realmente vale. Tal fato ocorre no caso de um financiamento ou de um consórcio, por exemplo.

É importante sempre ficar atento às condições e às taxas oferecidas na hora da compra.

Ou seja, pode parecer um problema, mas tudo depende do que você precisa, de quanto você tem em mãos e qual é o risco que pretende correr para conseguir o que quer.

Quer uma aconselhamento exclusivo com consultores imobiliários especialistas na região ?

Visite Lokkan.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui